Rede

Rede de Bibliotecas de Alcochete

 A RBALRede de Bibliotecas de Alcochete, foi constituída na sequência do Programa para a Criação de Catálogos Coletivos da Rede de Bibliotecas Escolares (PCCRBE). Fazem parte da RBAL a Biblioteca de Alcochete, as Bibliotecas Escolares do Concelho, a saber, Biblioteca Escolar da Restauração, Biblioteca do Centro Escolar de S. Francisco, Biblioteca D. Manuel I e Biblioteca da Escola Secundária e a Biblioteca da Junta de Freguesia do Samouco.  
  
MISSÃO

A missão da RBAL é organizar, gerir projetos/atividades comuns e disponibilizar recursos documentais, através de uma plataforma tecnológica designada por portal, que permite o acesso ao catálogo coletivo concelhio, com base numa estrutura de cooperação aberta à participação de todas as bibliotecas do concelho de Alcochete.
  
VISÃO

A nossa visão é o alargamento da rede e da satisfação dos parceiros e de todos os utilizadores, mediante o desenvolvimento de uma política coordenada de aquisições, pela compatibilização e troca de informação bibliográfica e pela dinamização do empréstimo interbibliotecas através de uma plataforma tecnológica interactiva (Web 2.0).

VALORES

Os nossos valores fundamentais são:
  
  •  A cooperação e a partilha, de recursos, informação e conhecimento, entre os seus membros, no âmbito da organização, gestão e animação das Bibliotecas da rede concelhia, valorizando o trabalho coletivo mas também a individualidade de cada parceiro ao respeitar as suas especificidades e missão próprias;

  •  A melhoria contínua na busca de uma maior eficiência e satisfação dos parceiros e dos utilizadores.

  •  A preservação do ambiente através de práticas que promovam a conservação dos recursos naturais (diminuição dos consumos e promoção da sua reutilização e reciclagem), a educação ambiental e o bem-estar.
  
  •  A universalidade, já que a RBAL é um espaço de todos e para todos e que promove o acesso gratuito, autónomo e diferenciado à informação, numa ampla oferta de conteúdos, suportes e formas de consumo.

  •  A ética e a transparência, patentes no respeito pelos valores e normas comuns e pela adoção de uma postura clara e transparente ao nível da gestão - planeamento e prestação de contas, regulamentação do funcionamento, entre outra informação – que evidencie uma acção consonante com os valores defendidos.


Sem comentários: